...Seja um bom Filho!
Vamos entender o que a Biblía nos ensina sobre filhos em relação aos pais:
"Eis que os Filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre, o seu galardão. Como flechas na mão do valente, assim são os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta. (Salmos 127. 3,4 e 5)
"Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá." (Êxodo 20.12)
Esse é um assunto muito importante, visto que, muitos jovens cristãos querem ter uma vida agradável a Deus, mas tratam seus pais na "casca", sem qualquer respeito. Não obedecem, não ajudam em nada, pelo contrário, só respondem (ou simplesmente desprezam), brigam, gritam, enfim... O que quero dizer, é que você não tem esse direito. Honrar pai e mãe é um mandamento biblíco.
A Biblía nos mostra que os filhos são um presente, uma bem-aventurança, um motivo de alegria. e Eu te pergunto:
Você tem sido um presente, um motivo de felicidade para os seus pais? Ou tem sido mais um motivo pra que eles se estressem, chorem e sofram?
Você tem ajudado aos seus pais como deveria? Ou tem sido um peso?
Você tem consciência da dificuldade de criar um filho? Ou você, quando quer uma coisa, quer e pronto?
Você tem parado para agradecer a Deus e aos seus pais por tudo o que eles fazem por você? Tem falado o quanto os ama? Ou a gratidão e o amor foram trocados por pedidos e mais pedidos?
Certa vez, ouvi dizer que os 5 primeiros mandamentos estão relacionados a Deus e os outro 5, ao próximo. O engraçado é que o 5º é "Honrará ao teu pai e tua mãe...".
O amor de um pai por um filho é o amor que mais se aproxima do amor de Deus por nós, filhos d'Ele. E o primeiro passo para honrarmos nossos pais é reconhecer o amor deles por nós.
O amor de um pai por um filho exige muita renúncia. São noites não dormidas, sonhos pessoais abandonados, trabalho duro e suor para sustentar e dar o melhor aos filhos. Assim é no casamento, na vida cristã e no relacionamento com Deus.
Sabe quanto os pais gastam com o filho até o término da faculdade? 1,6 milhões de reais. É um papel muito duro, meus irmãos. E o papel dos filhos é o de honrar, muito mais fácil, fala sério?
Da mesma forma que não há como entender o grande amor de Deus por nós sem entender o amor de um pai por um filho, não há como honrarmos a Deus, sem honrar aos nossos pais.
Creio que cada tipo de relacionamento que Deus nos deu qui na terra serve, de erta forma, para projetarmos no nosso relacionamento com Ele.
Honrar é colocar acima, obedecer, respeitar.
Quando o "objeto" da honra são nossos pais, chegamos à admiração, quando o "objeto" honrado é Deus, chegamos à ADORAÇÃO.
Você deve estar se perguntando: "Como eu posso admirar alguém como meus pais?". Cara, isso vai depender do seu coração. Se você é um jovem grato e cheio do amor de Deus, você vai achar alguma qualidade. E se seus pais ainda não estão na caminhada com Jesus, ganhe-os no seu proceder honroso e respeituoso. Esse é um comportamento digno de um Cristão.
Aplique na sua vida, e veja as coisas acontecerem. Lembre-se: HONRANDO AOS TEUS PAIS, VOCÊ TAMBÉM ESTARÁ HONRANDO A DEUS.